Categorias
linux redes tutorial windows

Como resolver os problemas de instabilidade do PowerBox da GVT

Se você tem uma assinatura de Banda Larga GVT,  instalaram para você um roteador PowerBox e está tendo problemas de instabilidade com a sua conexão além de uma inexplicável lentidão para carregar vídeos do Youtube, esse texto é para você.

Para resolver todos os problemas de instabilidade de conexão do PowerBox é necessário configurar o MTU do equipamentos da rede para 1490. Então seguem os passos:

Como alterar o MTU no Windows 8

1. Descobrindo o MTU do Windows 8

Numa janela de terminal (cmd.exe) execute o comando abaixo:

netsh interface ipv4 show subinterfaces

Esse comando irá exibir um resultado parecido com esse:

C:\Users\Marcelo>netsh interface ipv4 show subinterfaces

MTU MediaSenseState Bytes Entrada Bytes Saída Interface
—— ————— ——— ——— ————-
1500 1 364207345 38112079 Wi-Fi
4294967295 1 0 9862838 Loopback Pseudo-Interface 1
1500 5 0 132840 Conexão Local* 18

Os valores em negrito são o MTU e o nome da conexão de rede. Se o valor do MTU for 1500 anote o nome da conexão, pois você vai precisar dele para alterar a configuração.

2. Alterando o MTU no Windows 8

Clique com o botão direito sobre o ícone da janela de terminal na barra de tarefas depois clique novamente com o botão direito sobre o ítem “Prompt de Comando” e use a opção “Executar como Administrador”. Isso irá abrir uma nova janela de terminal, na qual você será capaz de rodar os comandos abaixo:

netsh interface ipv4 set subinterface “Wi-Fi” mtu=1490 store=persistent

netsh interface ipv4 set subinterface “Conexão Local* 18” mtu=1490 store=persistent

Note que entre aspas estão os nomes das conexões que estão sendo modificadas e que o valor da MTU agora passa a ser 1490.

E é só isso. Se quiser ter certeza de que as configurações ficaram definitivas pode reiniciar a maquina e conferir usando o primeiro comando.

Como alterar o MTU no PS3

No PlayStation é preciso alterar as configurações de rede e selecionar o modo de configuração “fácil”. Se no resumo da configuração da rede (aquele que testa a velocidade da conexão com a internet) aparecer o MTU = auto já está certo, mas se preferir pode usar o modo de configuração avançado e definir o MTU manualmente para 1490 que também resolve.

Como alterar o MTU no Ubuntu

Para alterar o MTU no Ubuntu é só executar o comando sudo gedit /etc/network/interfaces e acrescentar a linha abaixo logo após a definição da interface de rede que estiver usando para se conectar com a Internet:

mtu 1490

Como alterar o MTU no MacOSX 10+

Os procedimentos sobre como alterar a configuração do MTU nos dispositivos da Apple estão descritos no endereço http://support.apple.com/kb/HT2532.

Observações finais

Geralmente além de resolver o problema da conexão instável também melhora muito a velocidade de carregamento dos vídeos do Youtube, e isso é válido não só para quem está com problemas com o PowerBox da GVT mas também para quem acha que o provedor está fazendo traffic shaping do Youtube por ele estar muito lento em relação ao carregamento de outros conteúdos.

Se isso ajudar deixe um comentário.

Obs. para a GVT: Se vocês quiserem podem resolver o problema atualizando o firmware do PowerBox e setando o MTU para um valor maior, de forma a evitar a fragmentação de pacotes dos clientes.

Obs. para a GVT 2: Se vocês resolverem o problema usando a minha dica e quiserem me dar algum mimo, digamos que eu ficaria muito feliz em ter o pacote completo de TV/Internet/Telefone de vocês sem custos. 😉

Por Marcelo Minholi

Marcelo Minholi, atua/atuou como professor, analista de sistemas, programador, desenvolvedor web, administrador de redes e consultor técnico. Graduado em Ciência da Computação, especialista em Ciência da Computação e mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

27 respostas em “Como resolver os problemas de instabilidade do PowerBox da GVT”

Oi Paulo, recomendo que procure informações sobre isso em fóruns sobre o assunto. A atualização do Powerbox não é recomendada para quem possui TV por assinatura GVT. Estou certo de que existem outras formas de ter recursos adicionais sem ter que fazer isso ou pagar alguém para fazê-lo.

OLá Minholi, e pra quem tem GVT mas não é Powerbox, é um modem D-Link, conexão de 15 mega de down, 1 mega de up, qual seria o MTU correto? Também 1490?

Não consigo passar dessa segunda faze no Prompt de comando, “netsh interface ipv4 set subinterface “Conexão Local* 18″ mtu=1490 store=persistent”
Meu Windows é 8.1 e meu modem é Power Box Versão de Software: B14103-GVT-RC2-98509
Me ajude por favor.

Oi Karl, creio que o problema já foi sanado pela GVT nos firmwares mais recentes e nos modelos mais noos de roteadores. Se estiver enfrentando alguma instabilidade procure trocar o filtro de sinal, boa parte das vezes o vilão da história é ele.

Oi Rodrigo, não creio que esse roteador tenha esse problema, mas em todo caso, não é no roteador que você altera o MTU e sim nos equipamentos e computadores que estão ligados nele, portanto o que descrevi no texto funciona perfeitamente com qualquer roteador.

Prezado, parabéns pelo tutorial.

Como observação adicional informo que o MTU 1490 não funcionou para mim. Para encontrar o MTU adequado utilizei o comando tracert -d, e o comando ping. A forma de utilização encontra-se explicada no tutorial do Sebastião abaixo listado.

https://plus.google.com/112298161391159554950/posts/i9najn7QExD

Por esse tutorial cheguei ao valor de MTU de 1460, sem perda significativa de velocidade de internet. Pelo teste de velocidade tenho atualmente 22 mb de download e 2,2 mb de upload, para uma velocidade contratada de 25 mb.

Agradeço seu trabalho pois sem seu tutorial não teria conseguido encontrar e configurar o mtu adequado.

Para os que tem problemas com o chromecast com conexão gvt e modem pace V5471 determinar o valor correto do MTU é fundamental.

O link acima nos auxilia a escolher o mtu adequado.

Att.

Marco Raposo

Marco Raposo muito bom seu comentário, estou exatamente com problemas com o chromecast e minha versão do roteador é essa.
Já fiz o desbloqueio do roteador como recomendam, mas não adiantou de nada, não tem como configurar o mtu por lá, então não sei nem porque fiz esse passo.
Achei a pagina aqui do amigo Marcelo e configurei o mtu para 1412 como recomendam em alguns sites, mas o comportamento foi muito estranho. Ao reiniciar o computador, todos os browsers (chrome, firefox e edge) passaram a dar o erro 0x0000018c. De qualquer forma, tentei novamente o chromecast com o plex e continuou não funcionando.
Pelo menos quando retornei para 1500 e reiniciei, o browser voltou a funcionar, mas ainda continuo na luta pra não ficar com um chromecast inutil em casa.

Eu tenho esse powerbox da gvt e o upload anda péssimo, preciso enviar imagens para meu site e sempre empaca no meio do envio. Fica um tempão enviando imagens de 300kb, é muito irritante. Eu tentei fazer esses procedimentos e através de outras dicas verifiquei qual melhor mtu para mim, porém percebo que cada vez q mudo o mtu e vou fazer o teste novamente, os pacotes enviados já não vão mais com aquele valor de mtu, tem que reduzir de novo. É assim mesmo?? O que está acontecendo??

Eu uso tracert -d http://www.agilitynetworks.com.br no cmd para verificar a velocidade de envio e o meu sempre fica acima de 130ms no segundo ip da lista. Ai faço ping nesse ip mudando o valor do mtu ate verificar que esta enviando pacotes com ping -f -l 1468 179.184.126.199

Fiz alterações aqui, agora vamos ver se consigo perceber uma melhora na estabilidade e no carregamento de videos. Obrigado!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.