Você usa um leitor RSS? Se respondeu não então ainda não ingressou na verdadeira revolução social que tomou conta da Web nos últimos tempos. Ao utilizar um leitor RSS é possível agregar conteúdos de dezenas de sites em um único local, classificar tais conteúdos, compartilha-los e assim criar fontes de informação completas sobre qualquer assunto, escolhendo sua própria equipe de jornalistas, repórteres e editores.
Já escrevi anteriormente sobre esse assunto, mas como esses softwares parecem se tornar mais necessários a cada dia eu creio que seja preciso alertar, mais uma vez, para a existência e os benefícios da sua utilização.
Dentre os inúmeros leitores RSS que existem, eu recomendo em particular o Google Reader, o Bloglines e o Netvibes.
Por que não usar mais leitores RSS no desktop?
A Web é a plataforma. Ao usar um leitor RSS via web você amplia as possibilidades de compartilhamento, a informação torna-se disponível em qualquer lugar e, principalmente, você não corre o risco de perder suas fontes de informações.
Se você ainda não usa um Leitor RSS então inscreva-se em um dos 3 serviços acima, adicione seus blogs, sites, portais e colunas favoritas e tenha a informação que você precisa sob controle. E não se esqueça. O meu blog também! 🙂
2 respostas em “A Web 2.0 e os Leitores RSS”
Olá, entrei no seu blog através de uma pesquisa sobre Web 2.0, daí então, comecei a ler sua matéria que, diga-se de passagem está muito bem elaborada e clara. Mas quando cheguei ao fim da minha leitura notei que vc não abordou o assunto do título postado acima: “A Web 2.0 e os Leitores RSS”, entendo que os leitores RSS têm relação com a Web 2.0, mas não foi abordado realmente o tem Web 2.0. caso queira entrar em contato [email protected]
Muito obrigado!
Oi Vinicius, o caso é que a Web 2.0 consiste na utilização da Web como plataforma e no uso colaborativo/combinado de aplicações (mashups). Os próprios leitores RSS que eu citei são exemplos de aplicações da Web 2.0, que permitem a integração com outras aplicações e propiciam meios para que as pessoas interajam através de redes sociais.