Ubuntu 8.04: Primeiras Impressões

Ubuntu 8.04: Primeiras Impressões

Acabo de instalar a versão lançada hoje do Ubuntu, o Hardy Heron a.k.a. versão 8.04. Apesar de já estar utilizando o mesmo no Notebook há alguns dias, evitei tecer comentários até que pudesse fazer uma instalação limpa, não apenas atualizando para a nova versão, para poder avaliar melhor as novidades.

A instalação foi feita sem problemas, através de uma nova opção disponível no CD de instalação que permite ir “direto ao que insteressa” sem a necessidade de carregar todo o Gnome para só depois então poder executar o instalador. Nesse momento notei que o tempo de carregamento do sistema e o tempo de instalação foram sensívelmente reduzidos.

A interface do instalador está melhor polida do que a das versões anteriores, e achei o papel de parede, que já aparece durante a instalação, de muito bom gosto.

Inicialmente o Ubuntu reconheceu a resolução do meu monitor como sendo de 1280×900 (wide), o que estava errado, mas como de costume o gerenciador de drivers restritos me avisou que havia um driver disponível e fiz a instalação do mesmo imediatamente. Ao reiniciar o computador a resolução foi ajustada para 1024×768, sendo que geralmente uso 1280×1024, o que resolvi alterando o /etc/X11/xorg.conf da seguinte maneira:

$ sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Trecho da configuração original:

Section “Screen”
Identifier “Default Screen”
Monitor “Configured Monitor”
Device “Configured Video Device”
Defaultdepth 24
EndSection

Trecho já modificado:

Section “Screen”
Identifier “Default Screen”
Monitor “Configured Monitor”
Device “Configured Video Device”
Defaultdepth 24
SubSection “Display”
Depth 24
Modes “1280×1024”
EndSubSection
EndSection

Feito isso foi necessário reiniciar o X com CTRL+ALT+BACKSPACE e tudo ficou correto.

Os próximos passos foram instalar os pacotes seguindo uma sequência já conhecida de muitos, além do pacote de softwares restritos que instala, dentre outras coisas, o plugin do flash, fontes truetype adicionais e o java:

$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Sem dúvida esta foi a instalação mais tranquila e rápida que já fiz. Tudo está funcionando a contento e a performance do Ubuntu Hardy Heron 8.04 me agradou bastante. Gostei muito do Firefox 3.0b5, apesar de ainda não haver uma extensão compatível para ele onde eu possa usar o del.icio.us, mas por enquanto resolvi quebrar o galho com os links da barra de favoritos que peguei direto no site do del.icio.us.

A propósito, quando fizerem o download usando Torrent procurem deixar o computador ligado semeando para que outras pessoas o façam com maior tranquilidade.

Ficou muito bom. Recomendo a atualização!

Marcelo Minholi

Marcelo Minholi, atua/atuou como professor, analista de sistemas, programador, desenvolvedor web, administrador de redes e consultor técnico. Graduado em Ciência da Computação, especialista em Ciência da Computação e mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

6 Comentários

Alroger Filho Publicado em5:31 pm - abr 24, 2008

Shareaholic 1.3.3 trabalha com o del.icio.us.

aca.myopenid.com Publicado em5:55 pm - abr 24, 2008

Eu estou achando interessante também. Essa idéia de carregar somente o instalador deveria ter sido adotada a algum tempo já…

A parte ruim, como você disse, é o FF não ser compatível com a maioria das extensões…

Jcneto Publicado em8:22 am - abr 25, 2008

Cara to doidinho pra testar esse trem, na verdade nem o Ubuntu mas o Kubuntu parece que a versão “Mixed” com o kde4 deve estar mtooo bom!

Thiago Publicado em8:21 pm - maio 29, 2008

Olá! Sei que aqui não é o lugar mais apropriado para a minha pergunta, mas lá vai: Vc ainda está fazendo a tradução do magento commerce para pt-br?
Ou a tradução está estacionada?
Estive verificando e ele parece ser muito bom, gostaria de testá-lo em um projeto meu, mas preciso saber se a tradução ainda está sendo desenvolvida.
Desculpe qualquer coisa.
Desde já agradeço pela atenção.
Me envia a resposta por email. Obrigado!

minholi Publicado em9:41 am - jun 4, 2008

Olá Thiago. No momento a tradução do Magento está parada, mas o pacote de tradução que está disponível no site, apesar de ainda ser parcial, já pode ser utilizado sem problemas.

inho Publicado em10:55 pm - jul 3, 2008

Encontrei uma traducao 100% nesse site
http://gabriel.indexainternet.com.br/traducao-portugues-pt-br-magento-e-commerce/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.