E se toda escola tivesse um Orkut?

E se toda escola tivesse um Orkut?

Não é preciso estar muito antenado com as novidades para perceber o quanto as redes de relacionamento estão ganhando espaço na vida dos adolescentes, teens e pré-teens. Inicialmente o que se tem de resultado dessa expansão é um impacto direto na forma como esses jovens escrevem, culminando com o surgimento de um dialeto escrito de acordo com a fonética das palavras e não mais seguindo as regras da língua portuguesa.

Mas e se fosse possível usar a idéia das redes de relacionamento a favor do desenvolvimento da boa pedagogia e do sócio-construtivismo? Pois essa questão já tem resposta e ela é sim, ou seja, já é possível fazer isso, construindo um Orkut em cada escola e dando aos alunos acesso a Blogs, disponibilização e compartilhamento de vídeos, montagem de podcasts, entre outras coisas.

O software do qual estou falando é o Elgg, que pode ser baixado, instalado e personalizado de acordo com as necessidades da instituição educacional que pretende utilizá-lo.

Marcelo Minholi

Marcelo Minholi, atua/atuou como professor, analista de sistemas, programador, desenvolvedor web, administrador de redes e consultor técnico. Graduado em Ciência da Computação, especialista em Ciência da Computação e mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.