Aplicações web com interface desktop

Aplicações web com interface desktop

O desenvolvimento de aplicações web, o uso de thin clients e a necessidade de fazer aplicações cada vez mais complexas, tendo que se prender às limitações impostas pelos navegadores de Internet tem feito surgir algumas novidades (algumas não tão novas, mas ainda pouco exploradas) que podem oferecer mais flexibilidade para o desenvolvimento de aplicações.

A primeira delas é o AJAX, que é uma técnica de desenvolvimento para web associada ao uso de scripts Java para fazer com que partes de páginas sejam atualizadas sem a necessidade de recarregar a página toda, entre outras coisas. O AJAX pode ser visto em funcionamento no GMail por exemplo.

A segunda é o XUL, que é uma extensão dos navegadores compatíveis com o Mozilla (Firefox, Navigator, Netscape, etc.) para construção de interfaces não baseadas em HTML e com os mesmos recursos (pelo menos os mais básicos e necessários) oferecidos por widgets gráficos como o GTK, QT, etc.

Vale a pena dar uma olhada no site e conferir o funcionamento do XUL, antes que a Microsoft venha falar que inventou isso com o XAML.

Marcelo Minholi

Marcelo Minholi, atua/atuou como professor, analista de sistemas, programador, desenvolvedor web, administrador de redes e consultor técnico. Graduado em Ciência da Computação, especialista em Ciência da Computação e mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.